quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Projeto Bimestral de Língua Portuguesa

3º BIMESTRE DE 2011 – TURMAS DE 8º ANO

Nome do Projeto:
Somando os gêneros musicais

Coordenadora do Projeto:
Janea  Dias                                                                             

Escola onde o projeto será implementado:
Colégio Estadual Profª Alzira dos Santos da Silva

Município:                                                  
São João de Meriti / Metro VII                                   


Objetivo do Projeto:
Tornar mais bem conhecida dos alunos a funcionalidade e a finalidade dos gêneros textuais: canção e cordel. Orientar os alunos na percepção e valorização das ocorrências de variações dialetais devido a fatores geográficos e históricos.

Justificativa do Projeto:
Reforçar as habilidades e competências de língua portuguesa e literatura referentes aos descritores do bimestre e ao ano de escolaridade do aluno em cumprimento às leis vigentes.

Público-Alvo:
Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental dos turnos da manhã e da tarde do Colégio Estadual Visconde de Cairu.

Detalhamento das ações:
  • Apresentar aos alunos letras de canções populares, estimulando-os a comparar os recursos expressivos usados em cada uma delas. 
  • Levar para a sala um “rádio” e iniciar a aula ouvindo uma música pré-selecionada pelos alunos, dentre as mais apreciadas por eles, desde que a letra destas não seja imoral, preconceituosa, degradante, etc.
  • Realizar, durante o bimestre, leitura de cordéis.
  • Levar o aluno a perceber, após ouvirem as músicas e lerem os cordéis, a diferença entre poema escrito, o poema falado e a letra de música.
  • Durante o trabalho com cordel, ajudar o aluno a perceber e valorizar a ocorrência de variações dialetais devido a fatores geográficos e históricos.
  • Visitação à sala de multimeios, onde os alunos encontrarão no blog da turma links direcionados à pesquisa sobre cordel.
 Produto Final:
  1. Produção de cordel em dupla a partir do conto “Zap”, de Moacyr Scliar. Os alunos recontarão a narrativa do conto lido em estrofes, versos e com rimas. Todos os trabalhos serão expostos em um varal no pátio da escola e alguns destes serão postados no blog das turmas do 8º ano. 
  2. Apresentação de seminários em grupos, sobre os gêneros musicais. Posteriormente, os vídeos produzidos pelos alunos serão postados no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário